NÚCLEO

FORÇA

NOSSO PROPÓSITO

O núcleo força é o núcleo de responsabilidade social que visa a realização de ações que promovem o bem estar social de grupos como o das mulheres, negros, índios e LGBTQIA+, que em alguns momentos são tratados de maneira diferente dos demais. Buscamos a promoção de eventos que visam a conscientização coletiva, onde são compartilhadas experiências e proporcionados debates em relação a assuntos específicos.

O QUE FAZEMOS

Dentre Workshops, debates e eventos internos voltados para os integrantes da AIChE CIMATEC, o Núcleo Força trabalha para melhorar o bem estar social de grupos de minorias.
Confira abaixo um pouco do que já fizemos!

IMG_0331.JPG

AIChE LGBTQ+

Student Ice Cream Social

O AIChE LBGTQ+ Student Ice Cream Social é um evento, desenvolvido pelo nosso Capítulo e apoiado pelo American Institute of Chemical Engineers (AIChE)  através do All For Good: Engineering for Inclusion, programa social do Instituto para celebrar a diversidade através de um momento de confraternização entre estudantes e profissionais. O evento reuniu mais de 70 pessoas incluindo estudantes, professores, profissionais do setor e colaboradores da universidade. Representantes da Bayer, Braskem, Kordsa e O Boticário também marcaram presença no evento.

Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.

Workshop da AIChE

O lugar da mulher

A AIChE CIMATEC promove diversos encontros no formato Workshop da AIChE. O Workshop da AIChE - O lugar da mulher foi um evento organizado para promover uma discussão acerca da posição da mulher no mercado de trabalho. O evento contou com a presença de engenheiras de diversos segmentos e foi mediado por uma psicóloga.

Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.

IMG_9391.JPG

SAIBA MAIS

dawog_new_logo_giving_page_imagev2_1.png

A AIChE Foundation, através da campanha Doing a World of Good, busca desenvolver iniciativas de apoio para construção de um mundo melhor através do Instituto. A campanha é o programa de captação de recursos mais ambicioso da história da AIChE e impulsionará a profissão nas próximas décadas, financiando cinco prioridades transformadoras que avançam na Engenharia Química e trazem essa experiência para atender às necessidades da sociedade:

Uma das prioridades é mudar percepções e pensando nisso a campanha Doing a Wold of Good lançou a iniciativa All For Good: Engineering for Inclusion, um esforço coletivo abrangente para compartilhar as melhores práticas e financiar programas para aumentar a inclusão na profissão de engenheiro.

aiche_afg_tagline_0.png

O Women in Chemical Engineering (WIC) promove a entrada, desenvolvimento e plena participação das mulheres no Instituto e na profissão, mediante:
 

  • Desenvolver e / ou distribuir recursos sobre assuntos pertencentes a mulheres na profissão.

  • Mobilizar o AIChE para atender às necessidades de membros existentes e potenciais do sexo feminino e da profissão.

  • Disponibilizar formas de conexão e networking para as mulheres na AIChE usarem umas as outras como recursos.

  • Aumentar a visibilidade das mulheres na AIChE e na profissão.

logo-wiclogo_0.png
logo-doriclogo.png

O Disabilities Outreach and Inclusion (DORIC) promove a inclusão dos profissionais com deficiência. Essa inclusão consiste não apenas em atender às necessidades daqueles com histórico de deficiência, mas também em reconhecer os recursos exclusivos que eles possuem, que levam a novos níveis de inovação e insights sobre os problemas que nós, como engenheiros, tratamos. A iniciativa busca:

  • Ajudar estudantes, profissionais que trabalham, candidatos a emprego, aqueles que estão de licença, aqueles que estão entrando novamente na força de trabalho e familiares e amigos que são aliados;

  • Ajudar a aumentar a conscientização, fornecer recursos e serviços e criar oportunidades de networking e suporte a engenheiros químicos com deficiência e aliados.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

CASA AURORA - CENTRO DE CULTURA E ACOLHIMENTO LGBTQI+

Telefone para contato: 71 3019-7545
Site:
https://www.instagram.com/aurora_casalgbt

A Casa Aurora é uma organização sem fins lucrativos sediada em Salvador-BA, que tem por objetivo acolher pessoas do grupo LGBTQI+ em situação de risco e vulnerabilidade social.

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER LORETA VALADARES

Telefone para contato: 71 3235-4268
 

O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares é um serviço público e gratuito de prevenção e atendimento psicológico, social e jurídico a mulheres que sofrem violência.

ODARA - INSTITUTO DA MULHER NEGRA

Telefones para contato: 71 3561-2860
Site: https://institutoodara.org.br/

O ODARA – Instituto da Mulher Negra é uma organização negra e feminista, centrada no legado africano, voltada para o fortalecimento e autonomia das mulheres negras. O Odara tem como missão combater o racismo, o  sexismo, a lesbitransfobia e formas correlatas de opressão, para a defesa da liberdade, autonomia e o bem viver das mulheres negras.

Quer saber sobre os nossos próximo eventos? Clique aqui!

AIChE CIMATEC